Nosso Blog

Empresa especializada em ar-condicionado

Você se preocupa com a manutenção de ar condicionado no inverno?

Você faz parte do grupo de pessoas que acredita que os cuidados com ar condicionado devem ser feitos somente no verão? Se sim, está cometendo um grande erro.

Apesar da redução no consumo deste aparelho, a manutenção e limpeza não devem ser deixadas de lado no inverno.

Quando os dias quentes começam a chegar, é normal que a demanda por técnicos deste segmento aumente significativamente. Isso porque, muitos esquecem do aparelho durante o período mais frio e quando tentam ligá-lo depois de um tempo, não está funcionando tão bem.

É normal também que a agenda destes profissionais fiquem tão cheias, que muitas pessoas passam pelas altas temperaturas do verão sem conseguir arrumar efetivamente seu ar condicionado.

Um pesadelo, já que ao investir nessa máquina, quer um ambiente fresquinho e aconchegante no calor, concorda? Então, para evitar esse tipo de situação, o ideal é manter os cuidados com este aparelho até mesmo no inverno.

A frequência não precisa ser a mesma que no verão, mas ainda sim, a manutenção preventiva é bastante importante nos dias mais gelados. Você pode estar pensando, se meu aparelho não está quebrado, porque devo fazer manutenções regularmente?

Te explicaremos o porquê mesmo que seu ar condicionado não apresente nenhuma falha visível, é preciso fazer manutenções preventivas até mesmo no inverno. Entenda os benefícios em colocar essa tarefa na sua agenda periodicamente para economizar dinheiro e evitar dores de cabeça.

O que é manutenção preventiva de ar condicionado?

São pequenos reparos para evitar que falhas mais graves aconteçam futuramente. Algumas medidas você mesmo pode fazer, mas outras requerem a ajuda de um profissional qualificado, já que são muitas peças importantes e frágeis.

Entenda o que deve ser feito durante a manutenção preventiva de ar condicionado. 

Limpeza do ar condicionado, especificamente dos filtros e mangueira de drenagem é muito importante. Sujeira acumulada nessas peças podem prejudicar o funcionamento do ar condicionado, impedindo que a refrigeração seja feita de forma eficiente, por exemplo.

A bandeja de drenagem precisa de um cuidado mais delicado, então a higienize regularmente. Já com o auxílio de um técnico, a manutenção preventiva visa a verificação do encaixe das aletas e revisão dos contatos dos cabos elétricos no compressor.

O sensor de temperatura (caso exista) também é revisado e deve ser feito um ajuste nos parafusos do gabinete, para reforçar sua segurança. Estas são algumas das soluções mais específicas desse tipo de manutenção.

Por que fazer manutenção preventiva no inverno?

Ao contrário do que muitos imaginam, o inverno é a melhor época para fazer esse tipo de manutenção. Depois de passar por meses de altas temperaturas, é normal que o ar condicionado tenha se desgastado, nem que seja um pouco.

Então, fazer reparos depois desse uso excessivo, facilita a identificação de falhas e como o clima está mais ameno, é possível fazer a manutenção com calma deixando o aparelho desligado por um tempo.

O primeiro passo é, mesmo que sem necessidade, ligue o aparelho regularmente para fazer testes de funcionamento. Assim, evitará surpresas quando o verão chegar e terá garantia de que o ar condicionado está funcionando bem.

Tornar a manutenção preventiva um hábito durante meses de frio, é essencial em diversos aspectos, como na saúde respiratória das pessoas. Sem a limpeza dos filtros e peças chaves dessa máquina, é possível que esse tipo de doença, que já é mais comum no frio, se torna ainda mais frequente entre as pessoas.

Isso porque, com as portas e janelas fechadas, alguns optam pela ventilação artificial do ambiente usando o ar condicionado e com bactérias e micróbios acumulados no interior do aparelho é natural que essas situações negativas aconteçam.

Fazer manutenções regularmente pode prolongar a vida útil do aparelho, evitando que maiores falhas aconteçam. Pensando em economia, imagine que seu ar condicionado precise de algum reparo na alta temporada, durante os dias mais quentes do ano.

O preço por essa manutenção estará bem maior do que estaria no inverno. Além de que prevenir é melhor do que remediar, concorda? Evite grandes falhas, porque o reparo nessas condições sai muito mais caro do que a manutenção preventiva.

Quando fazer essa manutenção?

Como dissemos, pode ser feita com menos frequência durante o inverno do que no verão. Ainda assim, o tempo para fazer essa manutenção é relativo, porque depende da indicação do fabricante, marca, modelo do ar condicionado e tempo de vida que ele tem.

Porém, é recomendado que seja feita periodicamente. Então é bom se atentar às sugestões descritas no manual do aparelho e aos sinais de possíveis falhas que é hora de fazer a manutenção.

Como algumas medidas podem ser feitas por você em casa, faça com calma, não precisa fazer tudo de uma vez. Após a higienização e  limpeza do ar condicionado, chame um técnico para revisar as demais condições do aparelho.

Em geral, é recomendado que a limpeza seja feita regularmente, já as medidas mais específicas que precisem de um profissional, podem ser feitas uma vez ao mês ou até mais espaçadas.

voltar