Nosso Blog

Empresa especializada em ar-condicionado

Três motivos para sua empresa ter um contrato de manutenção de ar condicionado

O uso do ar-condicionado dentro de empresas é muito comum. Afinal, trabalhar em um ambiente climatizado e com ar puro é sinônimo de qualidade de vida, aumento de produtividade e maior conforto térmico. 

Esses fatores impactam diretamente na qualidade do clima organizacional e rendimento das equipes. Ambientes muito quentes ou frios, por exemplo, proporcionam estresse, irritabilidade, queda no desempenho e outros problemas. 

Portanto, a maioria das empresas contam com aparelhos de ar condicionado atualmente. Entretanto, a verdade é que este equipamento não é eletrodoméstico qualquer, como microondas e computadores. 

O ar-condicionado precisa de cuidados especiais frequentemente. Culturalmente, sabemos que as empresas não fazem a manutenção periódica desse aparelho a não ser quando começa a apresentar vazamento, mau cheiro, peças danificadas e outras falhas. 

Deixar de prevenir danos no ar-condicionado é um erro para o bolso, saúde das pessoas e é contra a lei. Você sabia disso?

Segundo o Art. 1º  da LEI Nº 13.589, DE 4 DE JANEIRO DE 2018 “Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.”

Muitos não sabem, mas sem as manutenções necessárias o ar condicionado pode ser perigoso à saúde. Desta forma, essa lei foi sancionada visando a qualidade do ar em ambientes internos, como as empresas – seja qual for o segmento. 

Mas, como essa manutenção é feita? A melhor opção é ter um contrato de manutenção de ar- condicionado com o Grupo Clima. Não se preocupe, explicaremos o que são esses cuidados e alguns motivos para tê-los constantemente com os aparelhos da sua empresa. 

Priorize a saúde e bem-estar das pessoas que trabalham na sua empresa. Acompanhe!

O que um contrato de manutenção de ar condicionado cobre?

Um contrato de manutenção de ar-condicionado visa uma série de pequenos reparos e higienização frequentes para manter o aparelho funcionando bem por mais tempo, evitar danos maiores e garantir a segurança das pessoas que o usufruem diariamente.

Esses reparos são chamados de manutenção preventiva de ar-condicionado. Como o próprio nome indica, o seu objetivo é evitar futuros grandes problemas, como vazamentos, quebra de peças e panes em geral, mau cheiro, queda de rendimento, entre outros.

Algumas medidas da manutenção preventiva: higienização do filtro, limpeza de todas as peças, verificação do dreno da bandeja de condensação e da regulagem do termostato de controle de temperatura ambiente, o reaperto dos terminais, parafusos e molas,  estado das serpentinas.

São diversas soluções, mas cada uma deve ser feita com periodicidade diferentes. Algumas precisam ser feitas mensalmente, outras uma vez ao ano, por exemplo. 

Esse é um dos grandes benefícios de ter um contrato de manutenção: não precisa se preocupar em quando e como fazer esses reparos. Com o Grupo Clima, um funcionário irá até a empresa fazer os reparos necessários periodicamente, como descrito na contratação. 

Além de que é muito mais barato contratar todo o serviço de manutenção anual do que ir pagando cada atividade separadamente todos os meses – é muito trabalhoso! Confira a seguir, os reparos que geralmente são feitos nestes contratos de manutenção preventiva de ar- condicionado

Medidas da manutenção preventiva de ar condicionado preestabelecidas no contrato

Para ficar claro a importância e necessidade do contrato de manutenção, é preciso entender quais os reparos estão inclusos neste serviço. A rotina de atendimento dos profissionais será dividida em mensais, trimestrais e anuais. 

Vale ressaltar que com este contrato, as empresas têm direito ao pronto atendimento em casos de falhas. Isso é: caso algum dano aconteça repentinamente, terá profissionais à disposição para consertá-lo o mais rápido possível. 

Outro grande benefício! Então, 3 motivos para sua empresa contratar este serviço agora mesmo: pronto atendimento, economia para a organização e garantia da saúde respiratória das pessoas – limpar a máquina, por exemplo, elimina fungos e bactérias prejudiciais que se instalam no ar condicionado e são jogados no ar. 

Agora sim, vamos à rotina de atividades que terá ao contratar o Grupo Clima para realizar manutenções preventivas e corretivas nos aparelhos de ar condicionado do seu negócio.

Rotina de manutenções de ar-condicionado 

A rotina mensal inclui verificar se há ruídos e vibrações anormais, analisar o funcionamento dos filtros de ar e efetuar limpeza – medida extremamente necessária para garantir a saúde das pessoas. 

Além de verificar se o dreno da bandeja de condensação está funcionando perfeitamente, assim como a distribuição correta do ar. Caso algo esteja errado, o reparo será feito imediatamente. 

O profissional também vai conferir a regulagem do termostato de controle de temperatura ambiente. Já na rotina trimestral, haverá a verificação das buchas e rolamentos, da pressão de alta e de baixa e do estado das serpentinas. 

Também é feito a análise dos cabos elétricos, se todos estão funcionando perfeitamente ou há algum problema maior à vista. Por fim, a rotina anual é ainda mais detalhada: 

Será feita a limpeza do ar-condicionado, da unidade condensadora e da evaporadora e a eliminação dos pontos de ferrugem. Os profissionais também farão o reaperto dos parafusos de mancais, suportes, terminais, parafusos e molas.

Assistência técnica: Grupo Clima

Essas medidas parecem simples. A realidade é que estes serviços precisam ser feitos por profissionais experientes e qualificados. Os aparelhos de ar-condicionado não são equipamentos comuns, lembra?

São muitas peças importantes e para consertá-las ou limpá-las é preciso de técnicas corretas. Caso contrário, ao invés de ajudar, estará prejudicando o funcionamento da máquina. 

Desta forma, uma equipe extremamente qualificada como a do Grupo Clima é essencial para o pleno cumprimento destes contratos de manutenção preventiva de ar condicionado.

Entre em contato!

voltar