Nosso Blog

Empresa especializada em ar-condicionado

Toda empresa deve fazer a higienização dos aparelhos de ar condicionado: entenda o motivo!

A grande maioria das empresas atualmente usam aparelhos de ar condicionado. De verdade, é um equipamento que traz muitos benefícios para as pessoas, principalmente nos dias quentes. 

A climatização causada pelo ar condicionado é capaz de trazer mais qualidade de vida às pessoas, melhorar a produtividade dos funcionários e a convivência entre equipes – você sabia que lugares quentes, por exemplo, causam conflitos internos?

Pois saiba que é verdade. O calor provoca estresse, irritabilidade e falta de concentração. O que pode causar alguns conflitos durante as rotinas de trabalho. Embora os benefícios sejam notórios, o mesmo aparelho que garante bem-estar, pode também ser a causa de problemas de saúde nas pessoas. 

Caso o ar condicionado não seja higienizado com frequência, as bactérias, fungos, vírus e qualquer outra substância maléfica para a saúde ficam presas dentro da máquina. Quando há o acúmulo, eventualmente, essas partículas são liberadas para o ambiente.

Isso significa que  pessoas que estão no local estarão expostas a diversas doenças, bactérias e fungos a todo momento, enquanto respiram. O resultado é claro: a saúde respiratória, em especial, é afetada. 

Quando isso acontece e diversos funcionários ficam doentes dentro das empresas por problemas na qualidade do ar, a situação é chamada de edifício doente – uma condição grave que pode acontecer principalmente dentro das empresas. 

Afinal, o número de pessoas no ambiente costumam ser maiores, o aparelho está sempre ligado e a manutenção desses equipamentos pode ser negligenciada. Mas fique atento, deixar de higienizar o ar condicionado em empresas é contra a lei. 

Entenda a seguir os riscos de não higienizar esse aparelho dentro das organizações, o que é síndrome do edifício doente e como fazer as manutenções necessárias para que o aparelho seja uma solução e não um problema. 

O que é a síndrome do edifício doente? Como o ar condicionado contribui para a baixa qualidade do ar?

Um edifício é considerado doente quando 20% dos seus ocupantes apresentam algum tipo de doença desencadeada no local. Pode acontecer em todo e qualquer ambiente fechado, como escritórios, apartamentos, consultórios. 

Inclusive, essa síndrome foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1982, após a confirmação de que mais de 100 pessoas foram infectadas e 34 pessoas morreram pela  bactéria denominada Legionella pneumophila. 

O agravante foi que essa contaminação em massa aconteceu pelo ar interno de um hotel. Isso revela: ambientes fechados são extremamente perigosos em situações como essa. 

O edifício doente é propício a acontecer principalmente em empresas e escritórios, nos quais permanecem fechados com uma grande circulação de pessoas. O ar condicionado surgiu como uma solução para esse e outros problemas. 

Esse aparelho faz a circulação constante e filtra o ar antes de devolvê-lo ao ambiente. Tornando a qualidade do ar interna maior e evitando problemas de saúde nas pessoas, certo?

Errado! Esse aparelho só é benéfico quando usado corretamente. Para isso, fazer manutenção preventiva e corretiva, além da higienização de ar condicionado constante é fundamental. 

Caso contrário, haverá a propagação de doenças na empresa, com risco de atingir tantas pessoas para ser considerado uma síndrome do edifício doente.

Como evitar problemas de saúde com o uso do ar condicionado

É simples! As manutenções são necessárias não apenas para consertar alguma peça. Manutenção preventiva é uma série de cuidados periódicos para que o ar condicionado permaneça funcionando bem por mais tempo.

Ainda evita danos mais sérios – e custosos para serem consertados. Dentro desses cuidados está a higienização e limpeza de ar condicionado. Esse serviço é um dos mais importantes e necessários, como vimos nos tópicos anteriores. 

Como fazer? Superficialmente, um pano úmido basta para limpar o aparelho. Mas, quando a circulação de pessoas é grande, como nas empresas, o ideal é a contratação de profissionais especializados nesse processo.

Isso porque, será preciso limpar o ar condicionado, especialmente, o filtro – no qual acumula muita sujeira, bactérias e fungos. Para evitar danos e instalação dessas peças de forma equivocada, os profissionais são a melhor opção. 

Agora, fazer esses procedimentos nos aparelhos de ar condicionado dentro das empresas é lei. 

De acordo com o Art. 1º da LEI Nº 13.589, DE 4 DE JANEIRO DE 2018 “Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.”

Como seguir o plano de manutenção de ar condicionado

As empresas precisam ficar atentas ao funcionamento do ar condicionado. Não apenas por estar na lei, mas também para zelar pela saúde de seus funcionários. 

Para manter o aparelho sempre funcionando bem e higienizado é recomendado que as empresas façam contratos de manutenção preventiva de ar condicionado. No Grupo Clima, esse contrato se dá por uma série de soluções anuais, trimestrais e mensais. 

Além de garantir o pleno funcionamento da máquina, ainda consegue mantê-la sempre higienizada e segura para a saúde humana. Para contratar contratos como esse ou apenas serviços de higienização esporádicos, conte com empresas especializadas, assim terá a certeza de que a saúde das pessoas é uma prioridade para a organização. 

Por que o Grupo Clima

Ficou claro a importância de zelar pela limpeza do ar condicionado e outras medidas de manutenção preventiva? O ideal é realizar esses serviços periodicamente. A quantidade de funcionários e metragem do ambiente podem interferir na quantidade de higienizações é preciso por ano. 

A equipe do Grupo Clima é extremamente qualificada e competente para ajudar as empresas a manterem o ambiente com ar puro e de qualidade para as pessoas. 

Além do atendimento personalizado, nossos profissionais técnicos fazem serviços extremamente qualificados e seguros. Com a confiança que toda organização precisa! 

voltar