Nosso Blog

Empresa especializada em ar-condicionado

Meu ar-condicionado não liga, qual o problema?

Não podemos negar que ar condicionado é um investimento. São aparelhos custosos e quase que essenciais para o bem-estar nos dias de calor intenso. Ao comprar essa máquina, as pessoas desejam que ela funcione por muito tempo, concorda?

Imagine que após alguns meses de uso, de repente, o aparelho pare de ligar. Muitos entram em desespero achando que quebrou e precisarão comprar outro.  Entretanto, assim como diversas outras situações, esse problema pode ser resolvido com manutenções de ar condicionado.

Então, se este é o seu caso ou algo parecido esteja acontecendo, fique tranquilo (a). Pode ser que sim, seja um problema mais grave. Porém, geralmente são peças que apresentam pequenas falhas fáceis de serem resolvidas.

Claro que todos os fatores dependem da marca e qualidade do aparelho. O que afeta no funcionamento, mas muitos não se atentam é a instalação do ar condicionado. Procurar pelo profissional mais barato nesses momentos pode sair caro.

Além do manuseio do ar condicionado. Para manter um bom funcionamento, a máquina precisa ser usada de forma correta e seguindo as orientações do manual – que se diferem dependendo do modelo do aparelho.

Essa questão é importante para a maioria dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. Caso não sejam bem manuseados, uma hora ou outra apresentará algumas falhas – com o ar condicionado é a mesma coisa.

Apesar dessas variáveis, profissionais da área podem fazer a manutenção preventiva ou corretiva do aparelho para que o ar condicionado volte a ligar e funcionar perfeitamente. A técnica usada depende do tipo de dano, mas o resultado na grande maioria dos casos é satisfatório.

Entenda a seguir as possíveis causas desta falha e o que fazer para evitar que ela aconteça novamente. Para resolvê-las, será preciso de um técnico para te ajudar nessa situação, também explicaremos como encontrar bons profissionais na área.

Primeiramente, faça alguns testes!

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer alguns testes para garantir que o defeito é realmente do ar condicionado. Às vezes pode ser problemas na rede elétrica, por exemplo. O primeiro parece óbvio, mas é essencial: confira as tomadas.

Não só para ver se estão ligadas perfeitamente, mas para identificar se a tomada ou o cabo do aparelho estão com mal contato. É uma falha comum, então é bom conferir. Caso esse seja o problema, chame um eletricista que consertará o problema do interruptor com facilidade.

Tente ligar o ar condicionado diretamente no aparelho. Muitas vezes, o controle remoto está com pilhas ruins, dão mal contato ou apenas pifaram – confundindo muitos donos que acreditam que o problema seja na máquina.

Caso os testes indiquem que tomadas e acessórios estão funcionando bem, a falha é no ar condicionado. Veja a seguir algumas causas para tentar identificar o que está acontecendo no seu aparelho.

Problema no fusível

O fusível serve como um proteção no ar condicionado. Assim como os disjuntores, essa peça tem a função de evitar a sobrecarga de energia no aparelho. Isso porque, para resfriar um ambiente, o consumo de energia é alto.

Caso a rede elétrica do local fique instável por um determinado período, o fusível pode queimar. Fator que gera algumas falhas, como o ligamento do ar condicionado ou sua capacidade de refrigeração.

É possível conferir se este é o problema com facilidade. O fusível tem um fio de metal reto que passa dentro dele. Nestes momentos, basta verificar se este fio está intacto. Caso contrário, se na realidade o fio estiver rompido, então o fusível queimou.

Esta peça fica localizada em diferentes locais dentro do aparelho dependendo do modelo. Procure pelo manual que facilmente a encontrará. Se este for o problema, será preciso trocar o fusível.

Não é algo custoso e tampouco trabalhoso. Com o auxílio de um bom profissional, este serviço será simples e eficaz.

Problemas no compressor

Esta peça funciona como o motor do ar condicionado. É o equipamento principal deste aparelho, responsável por ligá-lo, fazer a refrigeração ou esquentar o ambiente. Ou seja, sem ele, o funcionamento da  máquina está comprometido.

A falta de gás ou excesso deste componente, assim como problemas no compressor podem dar a sensação de que o ar condicionado não está funcionando. Para identificar é simples.

Se o aparelho parou de funcionar sem motivos aparentes ou não está sendo eficiente como deveria e a conta de luz aumentando, então provavelmente este é o problema.

Como resolver problemas no ar condicionado?

Como dissemos, por se tratar de um aparelho com diversas peças delicadas, o auxílio de profissionais é fundamental. Mais do que isso, precisam ser técnicos capacitados e especializados em manutenção corretiva de ar condicionado.

O Grupo Clima, empresa referência na manutenção de ar condicionado, oferece serviços de excelência e agilidade. São profissionais treinados, com muito conhecimento e experiência no assunto.

Com eles, é possível identificar a falha e consertá-la com confiança e transparência. Atributos que somente empresas especializadas na manutenção, instalação, na infraestrutura e limpeza de ar condicionado podem oferecer.

voltar