Nosso Blog

Empresa especializada em ar-condicionado

Manutenção corretiva de ar-condicionado em Perdizes – São Paulo

A manutenção corretiva do ar-condicionado é realizada para recuperar as características originais do aparelho, deixando-o com aparência de novo, especialmente quanto ao sistema interno do ar-condicionado. Esse tipo de manutenção pode acontecer por diversos motivos e é isso que abordaremos neste artigo.

O ar-condicionado é um item que auxilia a manter ambientes residenciais e empresariais com a temperatura adequada e desejada por quem está no espaço. Com a pandemia da Covid-19, muito foi falado sobre a higienização do ar-condicionado, bem como a manutenção do mesmo.

A limpeza do ar-condicionado é essencial e faz com que ele esteja seguro para ser utilizado, tanto na sua casa, quanto no seu trabalho. De modo geral, o ar-condicionado é limpo externamente e internamente, retirando a presença de fungos e bactérias que possam estar presos na carcaça do objeto.

A higienização do ar-condicionado precisa ser executada semanalmente, porém, de acordo com as partes que serão limpas, pode encaixar-se em períodos mais longos. O asseio do aparelho de ar-condicionado está associado aos aspectos de manutenção do equipamento, a qual é dividida em categorias, as quais diferenciam-se nas peculiaridades que cada uma delas oferece ao ar-condicionado.

Tipos de manutenção para ar-condicionado

Uma das principais particularidades do reparo de eletrodomésticos de linha branca é que ele pode ser feito de duas maneiras: com a manutenção preventiva e com a manutenção corretiva. Em ambas as circunstâncias, os serviços são prestados para melhorar a performance dos equipamentos, como o ar-condicionado.

A manutenção preventiva, como insinua a própria nomenclatura, serve para prevenir uma adversidade que possa aparecer no futuro e, consequentemente, prolongar a vida útil do ar-condicionado e de outros eletrodomésticos. Na manutenção preventiva de ar-condicionado, os técnicos precisam estar atentos a vários fatores, por exemplo:

• Acúmulo de sujeira no filtro de ar-condicionado;
• Conservação das peças;
• Encaixa correto das aletas;
• Situação dos cabos;
• Tempo de uso;
E outros mais.

Portanto, a manutenção preventiva é feita para evitar que um ou mais itens deem problema por falta de vistoria antecipada, pois por mais moderno que o ar-condicionado seja, a sua longevidade deriva dos cuidados que você tem com o objeto.

As pequenas, médias e grandes empresas, como shoppings, cinemas, restaurantes, indústrias, mercados e armazéns, também podem optar pela manutenção preventiva e firmar um contrato de manutenção e limpeza de ar-condicionado. As especificações do documento vão depender das necessidades da organização, podendo ser visitas técnicas semanais, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.

Por outro lado, mais complexa do que a manutenção preventiva, a manutenção corretiva tem a função de consertar o ar-condicionado em virtude de um defeito que interfere diretamente na funcionalidade do aparelho. Ou seja, quando a assistência técnica de eletrodomésticos constata que um ou mais componentes do ar-condicionado está apresentando falhas, a alternativa mais econômica é recorrer à manutenção corretiva do ar-condicionado.

Manutenção corretiva: o que é e quais os objetivos

Um dos pontos a serem destacados sobre a manutenção corretiva de ar-condicionado é que ela só é feita se o técnico o analisar minunciosamente e identificar que será possível restaurar a capacidade de atuação do eletrodoméstico. Outro tópico que diz respeito ao conserto de ar-condicionado é a identificação do problema, que deve ser realizada rapidamente para saná-lo.

Os indícios de que há empecilhos de ordem técnica para o desempenho do ar-condicionado são diversos, tais como:

• A temperatura não muda
Supondo que você ligou o ar-condicionado e não está conseguindo aumentar ou diminuir a temperatura, contudo, ele estava operando normalmente um dia antes. A dica é não se desesperar e chamar uma assistência técnica para verificar as possibilidades para esse obstáculo, que podem estar relacionadas com o ar-condicionado em si ou com o controle.

O fato é que apenas uma pessoa capacitada terá uma conclusão.

• Faz barulho, mas não sai ar aparelho
Agora, você está em um cenário um pouco mais estranho: você sabe que o ar-condicionado está ligando, entretanto, não está ventilando o local. Assim como no exemplo mencionado acima, somente um técnico responderá aos questionamentos.

Pode ser impurezas amontoadas na saída do ar, peça fora do lugar, passagem de ar fechada e assim por diante. Para obter assertividade, contate uma assistência técnica.

• Não liga
Talvez pior do que os episódios citados, está em apertar o botão do controle do ar-condicionado e o aparelho não ligar. Neste caso, é imprescindível chamar um técnico, o qual avaliará as razões concisamente, trará o diagnóstico e o que será reparado.

Pode-se compreender que a manutenção corretiva de ar-condicionado tem como ser dispensada por bastante tempo se a manutenção preventiva do objeto estiver em dia.

Vantagens da manutenção corretiva de ar-condicionado

A economia é o benefício mais relevante das metodologias pertencentes à manutenção corretiva de ar-condicionado, afinal, quem não quer um equipamento novo sem gastar muito por isso, não é mesmo?

A manutenção corretiva do ar-condicionado:

• Aumenta a vida útil do mesmo;
• Diminui a proliferação de vírus;
• Intensifica a qualidade do ar no ambiente;
• Minimiza o consumo de energia;

Além disso, é uma tarefa que otimiza seu tempo, pois basta encontrar uma instituição comprometida e responsável para que a manutenção seja realizada com eficácia. Sendo assim, concluímos que a boa relação entre custo e benefício é real.

Ademais, a manutenção corretiva de ar-condicionado conserva o equipamento, impede a quebra, entre outras propriedades.

Conserto de ar-condicionado em São Paulo

O Grupo Clima é a assistência técnica ideal para consertar o seu ar-condicionado. Somos especializados no segmento e temos experiência de mercado, o que nos torna capacitados para realizar a manutenção de ares-condicionados.

Atuamos na Grande São Paulo, São Paulo Capital e todas as regiões próximas: Moema, Jardim América, Itaim Bibi, Bela Vista, Alto da Lapa, Alto de Pinheiros, Perdizes, Pacaembu, Pompeia, Santana, Anália Franco, Tatuapé, Mooca.

Fale conosco. Estamos aptos a atendê-lo e trazer conforto para a sua vida.

voltar