Nosso Blog

Empresa especializada em ar-condicionado

Local de instalação do ar-condicionado é essencial para o bom funcionamento

Pode parecer bobagem, mas uma das principais causas de mau funcionamento do ar-condicionado é a instalação feita em local errado e/ou inadequado.

Às vezes, quando a instalação de ar-condicionado é feita por um profissional inexperiente, busca-se um local em que, esteticamente, fique mais bonito — a gosto do cliente –, mas, assim, o funcionamento acaba sendo prejudicado e, no futuro, haverá problemas, necessitará de manutenção frequentemente e o aparelho pode até deixar de funcionar.

Para explicar a necessidade de instalação em ambiente adequado, é necessário ter em mente que o aparelho de ar-condicionado é composto por duas partes principais: evaporadora, que é a unidade interna, e condensadora, que é a unidade externa. Ou seja, ambas devem estar em locais que sejam apropriados para a função que desempenham no aparelho. Vale lembrar também que o ar-condicionado não deve ter interferência sobre outras instalações do imóvel, como as hidráulicas, elétricas e gás.

Instalação de ar-condicionado: erros comuns

Evaporadora

Como explicado anteriormente, a evaporadora é a unidade interna, que fica pra dentro do imóvel, e, por isso, deve ser instalada em algum local que seja de fácil acesso para manutenção e limpeza do aparelho. Além disso, é preciso ter atenção e verificar se a saída de ar não está impedida. É desejável que seja um local com boa ventilação e bastante fresco.

Condensadora

A condensadora, como também já vimos, é a unidade externa. Assim como a evaporadora, ela também precisa estar em locais com boa ventilação. É preciso optar por um lugar aberto — nada de ambiente fechado, como área de serviço, por exemplo — e ficar atento especialmente a um ponto: se não há nenhum tipo de bloqueio frontal.

Ponto em comum

As duas partes do aparelho, evaporadora e condensadora, podem, para o bom funcionamento, que a instalação seja feita em lugares que sejam frescos e com boa ventilação. Esse é, portanto, o ponto principal na hora de escolher o lugar da instalação do seu ar-condicionado. Também vale ficar de olho, como já dissemos, se não prejudica outras instalações do imóvel, como as hidráulicas, elétricas e gás.

Outros erros de instalação de ar-condicionado

A escolha do local também pode influenciar em um mau funcionamento do compressor, que é responsável pela troca de ar no aparelho. Quando está em local apertado, não há área suficiente para que a troca seja feita – isso pode danificar o ar-condicionado.

Outro erro comum é a má instalação dos drenos, que são peças fundamentais para melhorar a umidade do ar, e pode causar infiltrações em tetos ou paredes, por exemplo.

Também não é incomum que a instalação errada permita que o gás refrigerante fique vazando. Ele é o fluido responsável por auxiliar o processo de climatização. Quando vaza, o funcionamento é prejudicado e a climatização falha.

Instalação de ar-condicionado é com Grupo Clima

Para que sua instalação de ar condicionado seja feita no local adequado e que o aparelho funcione perfeitamente e com segurança, é importante contar com a experiência da equipe da Grupo Clima, empresa que é especialista em infraestrutura, instalação, limpeza e manutenção de ar-condicionado.

Todos os profissionais do Grupo Clima são extremamente capacitados, especializados e com vasto conhecimento dentro do segmento. A equipe é treinada para atuar conforme as leis e normas técnicas vigentes, assegurando, assim, proteção do meio ambiente, ar puro de qualidade e não comprometendo a saúde dos nossos clientes.

O Grupo Clima trabalha com todos modelos de ar-condicionado, como Ar-condicionado Split, Ar-condicionado Piso Teto, Ar-condicionado Cassete, Ar-condicionado Janela, Ar-condicionado portátil, Ar-condicionado Self-Cotained, Ar-condicionado Splitão e Sistemas VRV – VRF. 

Portanto, ao adquirir um aparelho de ar-condicionado, saiba que, para instalação, limpeza e manutenção, você pode confiar e contar com o Grupo Clima.

voltar