Nosso Blog

Empresa especializada em ar-condicionado

Limpeza de ar-condicionado no Brooklin – SP

Com as altas temperaturas, o ar-condicionado acaba sendo a melhor opção para se refrescar dentro de um ambiente. Contudo, é imprescindível tomar certos tipos de cuidado com o aparelho, como realizar periodicamente a limpeza de ar-condicionado, o que colabora totalmente com sua capacidade de operação.

A limpeza de ar-condicionado está diretamente relacionada à higienização do condicionador de ar, mas, é claro que interfere no dia a dia das pessoas que usufruem do mesmo. O fato se dá porque a limpeza de ar-condicionado ajuda a prevenir a proliferação de ácaros, bactérias, poeira e outras partículas que podem ficar acumuladas no ar-condicionado.

Por mais que algumas pessoas considerem que o processo de limpeza de ar-condicionado é complicado, a verdade é que a metodologia deve ser feita por um profissional qualificado. Afinal, identificar um problema no condicionador de ar e encontrar a solução viável para tal é algo que somente um técnico é capaz de fazer.

O que é limpeza de ar-condicionado?

Muito se fala sobre a limpeza de ar-condicionado. Porém, você sabe o que é, de fato, a limpeza de ar-condicionado? Bom, a limpeza de ar-condicionado é o nome destinado a um conjunto de técnicas que visam higienizar a máquina internamente e externamente, deixando-a apta para o uso diário.

A limpeza de ar-condicionado é executada para impedir que a sujeira presente no condicionador de ar impacte na qualidade do ar, o que acarreta no aparecimento ou na piora de quadros respiratórios nos indivíduos. E, não para por aí.

A falta de limpeza de ar-condicionado também aumenta o seu consumo de energia elétrica, sabia? A sujeira acumulada faz com que o ar-condicionado precise trabalhar com mais força, ultrapassando sua capacidade ideal de refrigeração. Por esta razão, a sua conta pode ficar mais alta se a limpeza de ar-condicionado não for feita constantemente.

Além disso, não efetuar a limpeza de ar-condicionado faz com que o mesmo comece a apresentar ruídos, atrapalhando as atividades das pessoas. A limpeza do ar-condicionado faz parte dos cuidados preventivos que você precisa ter e deve ser feita regularmente, sendo parte dos cuidados tidos como essenciais pela legislação que torna obrigatória a manutenção do ar-condicionado em edificações públicas e privadas coletivas (comerciais) – Lei 13.589/18.

Ou seja, podemos dizer que a limpeza de ar-condicionado é uma tarefa indispensável para o funcionamento do artefato.

Quando higienizar o ar-condicionado?

Agora que entendemos que, além de importante para a saúde, a limpeza de ar-condicionado também não deve ser negligenciada perante à lei, podemos destacar a periodicidade na qual o método é realizado. Veja:

• Limpeza de ar-condicionado semanal

A limpeza de ar-condicionado semanal é indicada, especialmente, para manter o desempenho do filtro de ar. Neste caso, você mesmo pode contribuir com o rendimento do seu aparelho, bastando desligá-lo da tomada, retirar o painel frontal (se for o modelo split) e passar um pano umedecido somente com água.

O filtro de ar, em si, precisa ser lavado com água morna e detergente neutro, deixando-o secar sozinho, em um espaço que não bata sol, antes de ser posto de volta no ar-condicionado.

Caso queira otimizar o seu tempo, você poderá solicitar um contrato de limpeza de ar-condicionado, negociando as cláusulas para que esta etapa seja feita por um profissional.

• Limpeza de ar-condicionado mensal

Por sua vez, a limpeza de ar-condicionado mensal é estabelecida para ambientes empresariais, justamente porque o condicionador de ar é usado por mais pessoas que, em sua maioria, são diferentes no dia a dia. Esta precisa ser executada de forma completa, principalmente em lugares mais propicias a ter poluição, o que faz o ar-condicionado estar ligado todos os dias.

Ao contrário da limpeza de ar-condicionado semanal, que pode ser feita por você, a limpeza de ar-condicionado mensal deve ser realizada por um técnico da área, pois todo o aparelho é desmontado, sendo que os componentes são limpos e, caso necessário, trocados.

• Limpeza de ar-condicionado semestral

Já a limpeza de ar-condicionado semestral é recomendada para substituir filtros de carvão ativado, tanto de organizações, como de residências. O que difere um lugar do outro é que, em empresas, a limpeza de ar-condicionado externa tem que ser realizada.

Assim, também deve ser concluída por um técnico em ar-condicionado.

• Limpeza de ar-condicionado anual

Para a limpeza de ar-condicionado anual, o correto é fazer a higienização externa do aparelho, bem como a limpeza entre as unidades interna e externa. Outro tipo de limpeza de ar-condicionado que pode ser efetivada anualmente está associado a verificação do isolamento e travamento de tubulação.

Por fim, esta limpeza de ar-condicionado precisa do auxílio de uma assistência técnica em ar-condicionado.

Limpeza de ar-condicionado no Brooklin

Efetuar a limpeza de ar-condicionado corretamente depende da mão de obra da assistência técnica de ar-condicionado, já que a qualidade do serviço é resultado da capacidade, dedicação e experiência dos técnicos e da empresa em si. À vista disto, não tenha dúvidas: contate o Grupo Clima para realizar o projeto da sua casa e/ou estabelecimento.

O Grupo Clima atua há anos nos segmentos de manutenção, limpeza e instalação de ar-condicionado. O nosso aperfeiçoamento vem crescendo diariamente graças à responsabilidade e ao atendimento humanizado que oferecemos.

Atuamos na Grande São Paulo, São Paulo Capital e todas as regiões próximas: Vila Andrade, Jardins, Vila Olímpia, Vila Leopoldina, Vila Mariana, Brooklin, Campo Belo, Jardim Paulista, Pinheiros, Higienópolis, Vila Nova Conceição, Alphaville, Granja Viana, Moema, Jardim América, Itaim Bibi, Bela Vista, Alto da Lapa, Alto de Pinheiros, Perdizes, Pacaembu, Pompeia, Santana, Anália Franco, Tatuapé, Mooca.

Seja um parceiro do nosso empreendimento. O nosso objetivo é vê-lo satisfeito por meio de nosso trabalho.

voltar