Nosso Blog

Empresa especializada em ar-condicionado

Evite o ar seco dentro do imóvel com a manutenção do ar condicionado

Com o passar dos anos, o ar condicionado deixou de ser um item de luxo e passou a ser o desejo de muitos brasileiros. Não dá para negar que esse aparelho traz diversas vantagens ao dia a dia das pessoas. 

Especialmente, no verão, quando o calor não dá trégua. Entretanto, muito se fala sobre o ar condicionado. Diariamente encontramos diversos mitos e verdades sobre o assunto. 

O que confunde muitas pessoas que querem comprar esse aparelho, mas não sabem se é uma boa ideia ou não.  Uma das perguntas mais frequentes sobre o tema é se o ar condicionado faz mal à saúde. 

Em especial, sempre escutamos a seguinte questão: o ar condicionado resseca o ar? Essa é uma pergunta importante, dado que o ar seco causa ou agrava  diversos problemas de saúde nas pessoas.

Em nosso organismo, o ar seco pode ser bastante perigoso. Isso porque, essa característica contribui para o ressecamento das mucosas das vias aéreas, o que facilita o surgimento de alergias, bronquite, asma, gripes e resfriados.

Além da desidratação, que também pode ser desencadeada pelo clima seco. Condição ainda que pode levar à irritação nos olhos e garganta, além de ressecamento da pele e dermatites.

Dessa maneira, essa preocupação é pertinente. Ao investir nesse aparelho, desejamos que seja um avanço na nossa qualidade de vida e não um problema, concorda?

Por isso, vamos solucionar essa dúvida de uma vez por todas. A seguir entenda se o ar condicionado resseca ou não o ar interno de um ambiente.

Afinal, o ar fica mais seco com o uso contínuo do ar condicionado? 

Sim, o ar condicionado – dependendo da marca e qualidade do aparelho – pode sim ressecar o ar. Isso porque, no processo de climatização, a máquina “suga” o ar do ambiente e sua umidade, o filtra e devolve ao ambiente. 

É comum que esses aparelhos soltem água também, mas ainda sim não é o suficiente para tornar o ar mais úmido e agradável. Isso não quer dizer que você não deve comprar um ar condicionado de jeito nenhum. 

Esse aparelho traz uma série de benefícios, como a climatização do local, ambiente fresquinho, o impedimento que ácaros e fungos se desenvolverem, afastamento de pernilongos e insetos, além de todos os efeitos positivos no bem-estar das pessoas. 

Com alguns cuidados, é possível evitar que o ar fique seco e ainda ter as vantagens do ar condicionado. Entenda como! 

Como evitar o ressecamento do ar pelo ar condicionado?

Uma série de bons hábitos conseguem melhorar o desempenho do aparelho e torná-lo ainda mais benéfico para as pessoas. Os cuidados são chamados de manutenção preventiva de ar condicionado

Esse conjunto de soluções visa pequenos reparos periódicos para evitar que problemas maiores aconteçam futuramente com o aparelho, como vazamentos, mau cheiro, entre outros.

Uma dessas soluções é a higienização de ar condicionado, processo responsável por eliminar fungos e bactérias que podem ficar presos no interior do aparelho e mantê-lo funcionando bem sem representar risco à saúde humana.

Com essas manutenções, o aparelho não precisa fazer mais força para funcionar. Isso significa que não precisará retirar tanto a umidade do ambiente para climatizá-lo e deixá-lo friozinho. 

Além de consumir menos energia e não forçar as pessoas – reduzindo os riscos de danos maiores. Então, ao comprar um ar condicionado, tenha em mente que esses cuidados são necessários para ser algo realmente benéfico. 

No final das contas, vale a pena ter alguns cuidados específicos, mas estar sempre em um ambiente agradável e fresquinho. 

Como fazer manutenção preventiva?

Encontre empresas especializadas em manutenção de ar condicionado na sua cidade. O Grupo Clima conta com equipes altamente treinadas e capacitadas para garantir o bom funcionamento do aparelho. 

Empresas como a nossa, encontrarão as medidas mais apropriadas para cada caso e vão executá-las da melhor maneira possível, garantindo o bom funcionamento da máquina, sem prejudicar a umidade do ar com tanta intensidade. 

Outros cuidados para tornar o ar mais úmido

Além da manutenção preventiva do ar condicionado, existem outras soluções que também ajudam nessa questão. Uma não substitui a outra, combinado? A manutenção é extremamente importante e não pode ser deixada de lado. 

Uma dica: deixe uma fresta pequena dos vidros ou portas abertas, apenas para que o ar circule melhor. Não é recomendável deixar o aparelho perto das saídas de ar, dado que sua eficiência diminui.

Nossa sugestão é deixar pequenos espaços abertos para que o ar interno e externo circule, mantendo a umidade do local um pouco mais alta. A temperatura ideal para deixar no ar condicionado é entre 20 e 25°.

Mudanças bruscas de temperatura ou o frio exagerado, podem causar a sensação de ar mais seco. Então, cuidado! Se hidrate, tome bastante água e se precisar, compre um umidificador.

Com esses cuidados, o ar condicionado será muito mais benéfico do que imaginam. Não precisará escolher entre ambiente fresquinho e saúde respiratória. Poderá ter os dois!

voltar