Nosso Blog

Empresa especializada em ar-condicionado

Doenças respiratórias podem ser evitadas com a manutenção do ar condicionado: saiba mais!

Afinal, o uso do ar-condicionado faz bem ou não para a saúde das pessoas? Essa é uma dúvida muito frequente neste segmento. Não dá para negar que esta máquina é o sonho de consumo de muitas famílias que ao pesquisarem sobre o tema, ficam receosas em comprá-la.

Isso porque, muito se fala sobre o uso constante do ar condicionado. Diversas pessoas acreditam que este equipamento faz mal à saúde e por isso, não deve ser usado. Hoje, iremos desvendar este mito.

Muitos especialistas indicam que, na verdade, o uso correto do ar condicionado ajuda a evitar doenças respiratórias por uma série de motivos. É verdade que esse equipamento pode causar alguns problemas nas pessoas.

Entretanto, o que pode causar doenças respiratórias é o mau uso do ar condicionado e não a máquina em si. Como a maioria dos especialistas indicam, este aparelho só traz benefícios ao dia a dia das pessoas.

Além de proporcionar maior bem-estar e conforto térmico, o ar condicionado é responsável por climatizar o ambiente, deixando o ar menos seco. Dessa forma, alguns sintomas de doenças respiratórias podem, inclusive, melhorar.

Fatores que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Explicaremos mais sobre essa questão a seguir e, finalmente, indicaremos os motivos pelos quais o uso do ar condicionado não é maléfico.

Dessa forma, as famílias que o desejam tanto poderão comprá-lo sem maiores preocupações. Como dissemos, para fazer bem à saúde precisa ser utilizado da forma correta. Isso quer dizer: é preciso fazer manutenções preventivas.

O mais necessário é a higienização do aparelho – uma das medidas da manutenção preventiva. Acompanhe este conteúdo para saber também como usar o ar condicionado da melhor forma para evitar doenças respiratórias.

Quais os efeitos do ar-condicionado na saúde humana?

Dentre as principais acusações sobre o ar condicionado é que o uso constante desse aparelho proporciona doenças respiratórias, em especial, alergias. Rinite e sinusite são as questões mais citadas.

Como dissemos, é possível que o aparelho cause sim essas condições. Mas não apenas pelo seu uso e sim pela falta de limpeza no seu interior. Como o ar condicionado faz a circulação do ar, é normal que junte poeira e microorganismos em suas peças.

De fato, são organismos maléficos para a nossa saúde respiratória. Mas, se o dono fizer as limpezas bem feitas e regularmente, este problema não acontecerá. Por isso dizemos que é uma questão de cuidado e não que a máquina é prejudicial.

Se usado corretamente, o ar-condicionado traz mais benefícios do que apenas um ambiente com clima ameno. Este aparelho circula o ar, o que é benéfico, dado que o ar “parado” proliferam mais facilmente doenças contagiosas, vírus e bactérias.

Ainda, filtra o ar e por funcionar apenas quando as janelas do ambiente estiverem fechadas, dificulta a entrada de poeiras e microrganismos maléficos.

Então, como manter o ar-condicionado funcionando sempre bem para evitar esse tipo de situação? Fazendo as manutenções preventivas.

O que é manutenção preventiva de ar-condicionado?

É um conjunto de soluções que visam detectar e consertar pequenas falhas do aparelho para evitar que o mesmo venha a apresentar problemas maiores no futuro. Dentre essas medidas estão a verificação do filtro e peças internas, mas não apenas isso.

A limpeza é uma das principais atividades, dado que este processo pode evitar até mesmo falhas mecânicas. Caso algo esteja emperrando o funcionamento de alguma peça, pode quebrá-la e se tornar um problema maior e mais custoso de ser consertado.

A limpeza do ar-condicionado, então, é mais do que essencial e deve ser feita periodicamente. É possível fazer em casa com um pano e água, mas precisa ser bem feita.

Se não, o resultado não será tão satisfatório – assim como a segurança da saúde das pessoas. Para solucionar essa questão, também dá para chamar empresas especializadas na higienização de ar-condicionado.

Esses profissionais usam os equipamentos e produtos necessários e mais profundos do que os que temos em casa. É recomendado porque o ar condicionado tem muitas peças e tirá-las do lugar ou danificá-las pode ser um problema.

Conheça o Grupo Clima 

O Grupo Clima é uma empresa especializada na manutenção preventiva e corretiva de ar-condicionado. Entendemos que a higienização deste aparelho consegue prevenir reações alérgicas, que estão diretamente relacionadas com o acúmulo de sujeiras e poeiras dos aparelhos condicionadores de ar.

Por este motivo, oferecemos o serviço de limpeza e higienização de ar-condicionado por profissionais extremamente qualificados e contam com uma vasta experiência para identificar a consertar possíveis problemas técnicos e de sujeira.

Cada modelo deste aparelho requer um tempo de higienização diferente, então, entre em contato para identificar de quanto em quanto tempo é preciso higienizar o seu. Se houver mais alguma dúvida sobre as manutenções do ar-condicionado, também estamos à disposição.

voltar