Nosso Blog

Empresa especializada em ar-condicionado

Limpeza do filtro de ar-condicionado reduz o consumo de energia elétrica

Segundo dados do Procel*, responsável pelo selo de qualidade de sistemas de climatização do ar, a limpeza do filtro de ar-condicionado é um dos meios mais eficientes para alcançar a redução do consumo de energia elétrica, pois a obstrução do filtro causa um considerável aumento na conta de energia.

Com o passar do tempo, a sujeira começa a acumular diretamente no filtro do aparelho condicionador de ar. Quanto mais sujo ele ficar, mais energia elétrica vai precisar para exercer as mesmas funções, por ser necessária uma pressão maior para que ele possa funcionar.

Vale ressaltar outra vantagem da limpeza adequada do ar-condicionado, ela contribui para promover um ar mais puro, consequentemente garante um ambiente mais seguro aos seus usuários.

Compreender as classes dos filtros de ar-condicionado é importante para que a compra do aparelho seja econômica. Ter o apoio de profissionais capacitados para indicar qual o melhor modelo para cada tipo de situação é essencial para quem deseja climatizar o ambiente sem grandes sustos nas contas de energia elétrica.

*Informações do documento “Dicas de economia de energia elétrica por setor de consumo”, 2016

Classes de Filtro de ar-condicionado

O filtro de ar-condicionado recebe uma classe padrão para definir sua eficiência de filtragem de diferentes tipos de poluentes e sujidades.

Atualmente, os filtros são divididos em três classes. São elas:

  • Classe A;
  • Classe B;
  • Classe C.

A partir dessas classes, sabe-se quais modelos são mais ou menos eficientes.

Classe A

Os filtros da Classe A são aqueles que podem ser fabricados com fibras de vidros, arames metálicos, fibras sintéticas, entre outros materiais.  Ele são eficientes para agir contra as poeiras grossas, e não são indicados para filtragem de partículas classificadas com menos de 5 microns.

Classe B

Já na Classe B estão os filtros de ar-condicionado que filtram as partículas com mais de 1 mícron. Nessa classe estão os aparelhos do tipo janela e Split.

Classe C

Os filtros dessa categoria são também chamados como absolutos, pois apresentam uma penetração menor que 0,002%. Eles ganham um reforço com um pré-filtro da classe B para que haja a captação de poeiras mais grossas.

Selo Procel

Selo Procel logomarca

Selo Procel para condicionadores de ar identifica aparelhos mais econômicos

A escolha de um bom aparelho também contribui para economizar energia elétrica. Para identificar qual modelo é o melhor para suprir suas necessidades, basta identificar se há o selo do Procel. Ele indica qual aparelho de ar-condicionado tem o melhor custo-benefício.

O selo foi criado em 8 de dezembro de 1993 pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Desde então, outros órgãos fizeram parcerias com o programa para contribuir com o acesso fácil à informação de vários produtos como refrigeradores, lavadoras, televisores, micro-ondas etc.

Solicite sua limpeza do filtro de ar-condicionado com a Grupo Clima. Fornecemos técnicos especializados para garantir a qualidade do ar em ambientes climatizados.

Para contratar os nossos serviços, entre em contato conosco.

voltar