Nosso Blog

Empresa especializada em ar-condicionado

Erros na instalação do ar-condicionado: fique atento!

Você sabia que a instalação de ar-condicionado impacta diretamente no seu funcionamento? 

Por mais simples que pareça, é comum que as pessoas deixem passar alguns detalhes na hora de instalar este aparelho. Resultando em pequenas falhas ou até mesmo o mau funcionamento do ar-condicionado.  

Para ajudar em dias quentes ou climatizar o ambiente no inverno, esse aparelho se tornou o desejo de muitas pessoas. É um item caro, considerado um investimento para o bem estar de toda a família, então é normal que as pessoas esperem que o aparelho funcione por anos. 

Quando isso não acontece, a frustração cresce e a culpa é sempre colocada no aparelho. Mas, será mesmo? A verdade é que boa parte dos danos são causados por  uma instalação mal feita.

Ou seja, ar-condicionado mal instalado é sinônimo de falhas e prejuízos. Então se você quer evitar danos no seu aparelho, veja alguns erros que devem ser evitados na hora de instalar o ar-condicionado!

Erros na instalação do ar-condicionado!

Já ouviu o ditado “o barato sai caro”? É uma expressão muito usada no país, que reflete muitas situações, como a que estamos falando. 

Muitas pessoas optam por fazer a instalação do ar-condicionado por contra própria ou contratarem mão de obra mais barata. 

Isso por causa do baixo custo, mas também pela ansiedade de começar a usar logo o aparelho. Mas, como vimos, essa prática pode resultar em diversos erro e falhas, que levará mais custos com manutenções. 

Então, mesmo que contrate um profissional, esteja presente na hora da instalação e fique de olho. 

Nossas dicas vão te ajudar a prestar atenção nesse processo para garantir um bom funcionamento do seu ar condicionado. 

Vamos te ajudar a evitar alguns problemas – como o mau funcionamento, perda da garantia do produto, alto consumo de energia e a redução da vida útil do aparelho. 

Colocar o aparelho no local errado

Esse é um dos maiores erros na hora da instalação do ar-condicionado. Pode parecer algo tão simples, mas colocá-lo no lugar errado, pode prejudicar e muito seu funcionamento. 

Na hora de escolher onde o aparelho ficará, é preciso se atentar a detalhes que vão além das questões estéticas. Às vezes o equipamento ficará mais bonito em determinado cômodo ou região da casa, mas esse ambiente pode não ser favorável ao bom funcionamento do ar-condicionado

Opte sempre pela funcionalidade! Este aparelho funciona muito melhor em locais frescos e bem ventilados. O ar condicionado é dividido em duas partes, a evaporadora que é a unidade interna do aparelho e a condensadora, que é unidade externa.  

A evaporadora deve ser instalada em lugares de fácil acesso para as manutenções e limpeza do ar-condicionado. Outro ponto importante, é que essa parte precisa ficar em locais que não impeçam a saída de ar de dentro do aparelho.

A condensadora deve ser instalada em lugares abertos. De forma alguma, podem ficar em ambientes fechados (como as áreas de serviço, por exemplo). É importante que ela fique em locais ventilados sem bloqueios frontais.  

Essas são condições básicas para o bom funcionamento do aparelho e a melhor climatização do ambiente. 

Fique de olho nos drenos!

É uma parte importante do aparelho que afeta diretamente na sua vida útil e satisfação do cliente. Mas, afinal, o que são esses drenos e o que fazer com eles? Um dos benefícios do ar-condicionado é melhorar a umidade do ar, essas são peças fundamentais para isso!

Esses equipamentos evitam que a umidade fique dentro do ambiente. Isso porque, quando mal instalados,  eles podem soltar algumas partículas capazes de causar infiltração em tetos e paredes próximas do aparelho. Ou seja, prejuízo dos grandes! 

Compressor obstruído é sinônimo de falhas

Compressor ou condensador do ar-condicionado, como também é chamado, é o responsável pela troca de ar. Essa peça não pode ficar em locais apertados, porque precisa precisa de área suficiente para fazer sua função.

Ao mantê-lo em espaços pequenos ou que dificultem a passagem de ar, é possível que o aparelho danifique rapidamente e a manutenção de ar-condicionado seja necessária. 

Evitar vazamento do gás refrigerante

O gás refrigerante é o fluído inserido dentro do ar condicionado que auxilia o aparelho no processo de climatização. Ele é o responsável por deixar o ambiente mais agradável. Ou seja, sem ele, o ar condicionado perde sua principal função! 

Para você entender melhor o erro, vamos te explicar como funciona esse processo de refrigeramento. Esse gás absorve e transporta o calor por um sistema até chegar na saída de ar, chamada de condensadora. Assim o ar quente sai do ambiente. 

Caso aconteça o vazamento deste gás tão importante, o aparelho não funcionará de forma eficiente e o seu rendimento vai piorando aos poucos. Chegando em um momento que não climatizará o local tão bem, fator que também aumenta a conta de luz.

Nós, do Grupo Clima, recomendamos que a instalação seja feita por profissionais qualificados. São muitos detalhes que afetam muito o funcionamento do aparelho. Dessa forma, sua experiência será ainda melhor. 

De qualquer forma, fique atento (a)! Preste atenção no serviço desses profissionais e sempre teste o aparelho após a instalação.

voltar