Nosso Blog

Empresa especializada em ar-condicionado

Entenda a importância da manutenção preventiva no ar-condicionado

É melhor prevenir do que remediar! Conhece essa frase, né?

Isso se aplica a diversas situações da nossa vida – como na saúde, cuidados com o carro, entre outras. Com o ar condicionado não é diferente!

A manutenção preventiva do ar-condicionado é fundamental para mantê-lo funcionando bem por mais tempo. É normal que as pessoas deixem  para fazer a manutenção do aparelho quando algum problema surge, o que é um erro!

Quando mau cheiro, dificuldade de resfriamento ou vazamento aparecem, é porque algo está errado. Quando isso acontece, o prejuízo é maior e a dor de cabeça só aumenta.

Então, é melhor manter os cuidados do dia a dia com o equipamento e evitar situações como essa, concorda? 

Assim você aproveita seu ar condicionado, que não foi barato, por muito mais tempo e com qualidade. 

Se você é prevenido ou quer ter mais cuidado com ar-condicionado, este conteúdo vai te ajudar! Saiba o que é a manutenção preventiva, como fazer e seus benefícios. 

 

Manutenção preventiva de ar-condicionado

A manutenção preventiva de ar-condicionado consiste em ajustes que visam a conservação do equipamento.  Assim, é possível diminuir o risco de algumas falhas e eliminar defeitos que podem se tornar problemas maiores no futuro. 

Esse tipo de manutenção pode prevenir diversos problemas no ar-condicionado, como seu mau funcionamento que causa o maior consumo de energia, má qualidade do ar, barulhos inconvenientes, congelamento das peças internas, entre outras situações. 

O que são essas manutenções?

Mas, afinal, o que deve ser feito nessas manutenções? Antes de listarmos algumas medidas, é importante ressaltar que algumas delas devem ser feitas por profissionais. 

Isso porque tem peças de ar-condicionado que devem ser ajustadas por pessoas qualificadas para não prejudicar o funcionamento do aparelho. Mas, algumas ações  como a limpeza interna, podem ser feitas por você mesmo. 

Veja as medidas da manutenção preventiva: 

  • É importante limpar a mangueira de drenagem;
  • A higienização da bandeja de drenagem;
  • Verificação do encaixe das aletas;
  • Revisão dos contatos dos cabos elétricos no compressor;
  • Revisão do sensor de temperatura (caso exista);
  • Ajuste dos parafusos do gabinete;
  • Falhar nas bobinas e compressores. 

Entre outras soluções mais específicas, recomendadas para serem feitas por profissionais especializados. Queremos melhorar o uso do seu aparelho e não piorá-lo, não é verdade? 

Quando fazer essa manutenção?

O tempo para fazer essa manutenção é relativo. Porém, é recomendado que seja feita periodicamente. Então é bom se atentar às sugestões descritas pelo fabricante, de acordo com cada modelo e marca. 

Não é necessário fazer todos esses ajustes de uma vez. É bom fazer a limpeza regularmente, já as medidas mais específicas que precisem de um profissional, podem ser feitas uma vez ao mês ou até mais espaçadas. 

Leia sempre as recomendações de uso!

Qual a importância?

Fazer essas manutenções é muito importante, tanto para sua saúde, como para o seu bolso. Para entender melhor como a prevenção é fundamental, vamos te explicar como isso pode te ajudar e muito! 

  • Economia: Um aparelho eficiente consome menos energia, então com a manutenção preventiva você economiza na conta de luz.  

Ainda evita que você gaste muito mais dinheiro com problemas maiores ou até mesmo com a troca do ar condicionado caso pare de funcionar;

  • Qualidade do ar: Você sabia que um aparelho sem manutenção pode causar doenças respiratórias? É verdade! 

Um ar-condicionado em bom estado não só ajuda a manter o ambiente fresco, mas também evita que sujeira, mofo e bactérias se acumulem no equipamento – o que pode causar problemas respiratórios e alérgicos; 

  • Melhora da eficiência: Com a manutenção preventiva, o ar condicionado ficará sempre em bom estado. 

Dessa forma, tornam-se ainda mais eficientes, já que os aparelhos sujos ou que não passam por reparos e manutenções periódicas precisam fazer um esforço 20% maior para climatizar um local.

Ou seja, se esforçam mais, gastam mais energia para produzir a mesma quantidade de ar resfriado que quando estava funcionando bem. 

Como fazer a manutenção preventiva?

Como vimos, a manutenção preventiva é bastante importante e afeta diversas áreas da vida do proprietário do aparelho. 

Agora que conhecemos os efeitos dos principais problemas causados por falta de reparos ou uma manutenção ineficiente do ar-condicionado, vamos te contar como fazer!

É bom ressaltar que a manutenção preventiva deve ser feita por profissionais qualificados, a não ser que seja uma limpeza mais superficial. Essa última pode ser feita pelos donos também. É um serviço delicado que deve melhorar o uso do aparelho e não piorá-lo!

Empresas como a Grupo Clima, fazem serviços como esse com excelência e qualidade. 

Temos uma equipe com profissionais experientes que podem ajudar a melhorar a qualidade do seu ar condicionado, reduzir seus custos e aumentar sua satisfação com um aparelho “saudável” e produtivo.

voltar