Nosso Blog

Empresa especializada em ar-condicionado

Como saber quando o ar-condicionado precisa de manutenção?

O ar-condicionado é o sonho de muitas pessoas, mas muitos não o compram por medo dos custos com a manutenção.

Se este é o seu caso, não se preocupe! Além dos diversos benefícios que este aparelho traz, outro ponto positivo do ar-condicionado é que ele dá sinais antes de quebrar.

Ou seja, se você estiver atento, as chances de ter uma surpresa e gastos inesperados são mínimas.

Por este motivo, é importante ficar de olho em alguns sinais que o seu ar-condicionado pode dar quando estiver precisando de alguma manutenção, como o aumento na conta de energia no final do mês, pureza do ar, poder de climatização e a saúde respiratória das pessoas que frequentam o local, por exemplo.

Este conteúdo te ajudará a perceber os sinais do seu aparelho e evitar maiores transtornos. Além disso, vamos te explicar os tipos de manutenção de ar-condicionado que você pode fazer para evitar falhas no seu aparelho.

5 sinais de que seu ar-condicionado precisa de manutenção!

É normal que depois de alguns meses, o ar-condicionado comece a dar sinais de que precisa de manutenção. Mau cheiro, vazamentos de água, alteração no consumo de energia e ineficiência na climatização não são indicativos de que o aparelho quebrou, mas sim de que é hora de dar uma atenção especial para ele. Vamos ver mais a fundo alguns desses sinais para você ficar atento e manter um bom funcionamento do seu ar-condicionado!

Conta de energia nas alturas!

É importante ficar de olho na sua conta de energia. Isso porque caso a fatura aumente muito de uma hora para outra sem explicação pode ser um sinal de que seu aparelho está precisando de alguns reparos no compressor ou precisando de uma limpeza de ar-condicionado. Estes fatores podem gerar uma sobrecarga, fazendo com que o ar-condicionado precise de mais força para trabalhar,  levando ao consumo excessivo de energia.

Climatização insuficiente

Se o seu ar-condicionado está ligado corretamente e não estiver climatizando o ambiente, é possível que o aparelho esteja com problemas internos. Pode ser um vazamento de gás ou outros problemas em peças internas, fazendo com que o ar-condicionado trabalhe mais, mas de forma ineficiente.

Assim o ambiente não terá o conforto térmico e o dono ainda terá mais custos com energia.

Vazamento de água

Este é um dos sinais mais claros de que o aparelho precisa de reparos. Muitos acham que essa situação seja normal, porém não é e acontece quando há um desnivelamento do componente interno, ou quando os filtros estão muito sujos.

Mau odor

Quando, não há a limpeza periódica do ar-condicionado, é possível que aconteça uma infestação por fungos e bactérias, proporcionando mau cheiro. A falta de higiene e de manutenção não apenas danifica o aparelho, mas também traz sérios danos para a saúde respiratória das pessoas.

Manutenção preventiva x corretiva

Como já dissemos, o ar-condicionado precisa da uma atenção especial para evitar maiores transtornos. Para manter o seu bom funcionamento, é necessário fazer manutenções preventivas e caso algo aconteça, será preciso realizar a corretiva. A diferença entre esses dois termos é simples. Vamos ver mais a fundo o que são essas manutenções.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva de ar-condicionado consiste em realizar ajustes enquanto o aparelho esteja funcionando bem ou com pequenos problemas. Essa ação tem como objetivo conservar o equipamento para minimizar o risco de falhas e eliminar defeitos que podem se tornar problemas mais sérios no futuro.

É uma medida muito importante quando se tem um ar-condicionado, já que os custos para arrumar o aparelho após uma falha são maiores e dão mais dores de cabeça. Com a manutenção preventiva, este eletrodoméstico terá uma vida útil mais longa com bom funcionamento.

Apostar na realização de procedimentos direcionados à prevenção desses aparelhos é ter a chance de reduzir gastos futuros, além de contribuir diretamente com o bem-estar das pessoas que ficam em contato frequente com o ar dos ambientes climatizados. 

Manutenção corretiva

Essa manutenção é a mais conhecida. Isso porque muitos não se antecipam aos problemas e quando eles ocorrem, precisam correr atrás do prejuízo. A manutenção corretiva de ar-condicionado é necessária quando o aparelho parou de funcionar ou apresenta um problema sério. É uma opção custosa e que muitas vezes pode ser em vão, precisando trocar de fato de ar condicionado.

O Grupo Clima

O Grupo Clima preza pela qualidade dos serviços prestados. Entendemos que até o melhor modelo de aparelho de ar-condicionado necessita de manutenção corretiva e preventiva, por isso, oferecemos uma equipe composta por técnicos especializados para realizar os procedimentos mais adequados, após análise caso a caso.

Nossas manutenções são realizadas em conformidade com a Portaria 3.523/98 do Ministério da Saúde, Resolução nº9/2003, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com a elaboração do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC).

voltar