Nosso Blog

Empresa especializada em ar-condicionado

Ar-condicionado faz mal à saúde?

O tema ar-condicionado é cercado de mitos e dúvidas. Uma delas é se o uso constante deste aparelho faz mal à saúde. Com a aproximação do verão e o calor em alta, é normal que as pessoas comecem a procurar por esses aparelhos e a pesquisarem sobre. 

Então, surgem as perguntas! Que esse aparelho proporciona diversos benefícios para as pessoas, como climatizar ambientes, dar conforto térmico e tirar a umidade do ar, todos sabem. Mas a verdade é que é preciso cuidados para beneficiar tanto as pessoas.  

Para garantir todos os benefícios que o ar-condicionado promete e não prejudicar a saúde, é bom se atentar à manutenção preventiva. Com isso, não queremos indicar somente a troca de peças, filtros etc. 

Mas, principalmente, a higienização do ar-condicionado. Então, se você estiver pensando em comprar um aparelho deste mas tem receio sobre o funcionamento, fique despreocupado. Recomendamos que você adquira, sim, mas  tenha o hábito de limpá-lo bem. 

Vamos te explicar por que essa questão é um mito e como evitar doenças respiratórias em decorrência do ar-condicionado.

O ar-condicionado faz mal? Somente se estiver sujo!

O aparelho em s, não faz mal. Mas o modo como o ar-condicionado é usado faz toda a diferença no bem-estar das pessoas que o usufruem. Então, nossa dica é: faça a limpeza do seu ar regularmente. Assim, essa aquisição trará apenas benefícios!

Isso porque é normal que pequenos animais mortos – como ratos, morcegos, esquilos e outros -, vegetação em decomposição, mofo ou bolor se acumulem no interior da máquina. 

Esses resíduos são bastante maléficos, mas o mofo, em especial, é muito mais sério. O acúmulo do bolor prejudicará a qualidade do ar do ambiente, o que causa doenças respiratórias nas pessoas que frequentam o local. 

Mofo não é o único perigo que a sujeira no ar-condicionado traz, mas também bactérias e microorganismos prejudiciais à saúde podem estar acumulados no interior do aparelho. O que ocasiona sintomas de tosses, alergias e demais irritações. 

Cuidados especiais

Além da limpeza do ar-condicionado, outro ponto bastante importante é o choque térmico. Muitas pessoas têm medo dessa situação e acreditam ser um problema causado pelo ar-condicionado. Mas, como o item anterior, depende do bom uso do aparelho. 

Ou seja, depende de como você vai utilizá-lo. Ao expor o corpo a mudanças bruscas de temperatura, as chances de prejudicar a saúde são muito grandes. 

Não estamos falando apenas do choque, mas também de tosses, crises alérgicas, gripes, entre outros problemas.

Então, é importante prestar sempre atenção na temperatura do aparelho e evitar sair do clima quente e entrar no ambiente climatizado de repente. 

Isso porque quando a temperatura cai, um mecanismo conhecido como reflexo colinérgico é acionado no corpo, uma reação de defesa. E é essa reposta que causa tantos transtornos. 

Muitos se questionam qual seria a temperatura ideal para deixar o ar-condicionado, recomendamos que seja de 22 até 25 graus. 

Como fazer essa limpeza?

A boa notícia é que pode ser feita em casa por conta própria. Essa opção é mais recomendada para higienizações mais leves. Outra maneira de garantir um ar de mais qualidade é contratar os serviços de limpeza do ar-condicionado

Se optar por fazer você mesmo, recomendamos que primeiro desligue o ar-condicionado e remova o painel frontal. A limpeza deve ser feita com um pano seco; depois, retire o filtro e limpe com água morna. Mas, cuidado:  sempre jogue o líquido no sentido contrário da entrada de ar. 

Depois é só deixar o filtro do ar secar completamente e colocar a peça e o painel no lugar. Fácil, concorda? Faça esse processo frequentemente e não terá mais problemas.  

Mesmo assim, fazer a limpeza com uma equipe especializada é indispensável para higienizações mais pesadas. Essa opção pode ser feita em um maior espaço de tempo. Mas, como já dissemos, é necessário!

A razão de tanta importância é: o ar-condicionado sujo pode afetar negativamente a vida das pessoas. Para se sentir mais seguro, conte com profissionais que possam  garantir uma limpeza completa e eficiente, com produtos corretos. 

Grupo Clima

A empresa Grupo Clima é uma empresa especializada e experiente em limpeza, higienização e manutenção preventiva de ar-condicionado (assim como a corretiva). Profissionais especializados vão garantir um ambiente com ar puro, confortável e muito mais seguro para você, sua família ou seus colaboradores.

Nossa equipe é composta por profissionais extremamente qualificados, que são responsáveis pela higienização e limpeza do seu ar-condicionado com eficiência e confiança. Entre em contato conosco, do Grupo Clima, e garanta a saúde de todos! 

A empresa preza pela limpeza de ar-condicionado com o intuito de beneficiar quem deseja ter um ambiente climatizado sem que haja nenhum tipo de prejuízo à saúde, contribua com a preservação do meio ambiente e ainda reduza gastos com a energia elétrica.

voltar